O reconhecimento da trajetória de 45 anos dedicados por Roberto Lorens Marback ao desenvolvimento da ciência e a assistência à saúde, foi marcado pela outorga do título de professor emérito, concedido pela Universidade Federal da Bahia, em solenidade realizada no começo da noite da sexta-feira, 10 de março, no salão nobre da Reitoria. O professor titular aposentado da Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb/UFBA) e médico oftalmologista enxerga o título como “uma feliz recompensa por apenas ter cumprido aquilo que se determinou a fazer ao longo da carreira” e manifesta o desejo de que sua atuação “sirva de exemplo aos novos médicos e docentes que também poderão ter seus trabalhos reconhecidos”.
A cerimônia de homenagem que trouxe uma “imensa felicidade” ao médico e docente, foi presidida pelo reitor João Carlos Salles, com a presença do diretor da Faculdade de Medicina, professor Luís Fernando Fernandes Adan. A concessão do título foi indicada pelo Conselho Universitário (Consuni) atendendo a sugestão da congregação da Faculdade de Medicina, após solicitação assinada por 44 docentes no ano de 2010, sob a direção do professor José Tavares Neto, que proferiu o discurso de saudação a Marback.
Mesmo aposentado, o médico de 75 anos, referência em cirurgia oftalmológica, patologia e oncologia ocular, exerce voluntariamente atividades didáticas, clínicas e cirúrgicas no Curso de Especialização e Residência no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES). Suas pesquisas clínicas, concentradas na área de doenças oculares sistêmicas, resultaram em uma centena de artigos científicos publicados em períodos científicos nacionais e internacionais, além de dezenas de capítulos de livros.
O professor Roberto Lorens Marback esteve por vários anos à frente do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), continuando o legado de seu pai, Heitor da Costa Pinto Marback, também ele professor emérito da UFBA.
Preocupado em complementar sua atuação profissional e a formação de novos oftalmologistas, aceitou convite para montar, com equipamentos e insumos modernos, o serviço de oftalmologia do Hospital São Rafael – Fundação Monte Tabor que, por um convênio firmado no final dos anos 1980, passou a funcionar como extensão para residentes da UFBA. Assim, ao mesmo tempo em que cuidava da formação dos alunos, provia atendimento a pacientes de distintas camadas da população, já que as atividades eram mantidas com recursos do Sistema Único de Saúde. (SUS)
Graduado pela Faculdade de Medicina da UFBA em 1965, Roberto Marback especializou-se em Oftalmologia e Patologia Ocular no respeitado Johns Hopkins Hospital, em Baltimore, Maryland (EUA), com bolsa da Associação Panamericana de Oftalmologia, de 1968 a 1970, e doutorou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1978. Prestou concurso para professor assistente da Faculdade de Medicina da UFBA ao voltar dos Estados Unidos e seguiu a carreira até se aposentar como professor titular em 2010.