A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento da professora Ana Regina Torres Ferreira Teles. Professora aposentada da Escola Politécnica, onde lecionou no Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia, durante a sua longa e profícua carreira, marcada por uma profunda dedicação à universidade, atuou em várias frentes, tendo sido vice-diretora da Escola Politécnica, Diretora da Secretaria Geral de Cursos, assessora da Pro Reitoria de Ensino de Graduação e, recentemente, assessora da Superintendência Acadêmica. A Superintendente Nancy Vieira considera Ana Regina como “um exemplo de pessoa que tem a UFBA no coração”. “Veja, já doente e com o corpo fraco, ainda participou de inúmeras reuniões e foi figura absolutamente necessária para a implantação do SigaA”.
A UFBA expressa seus sinceros sentimentos, solidariedade e condolências aos familiares, amigos e à comunidade da Escola Politécnica. O sepultamento, que acontece nesta sexta-feira (20/03), às 16 horas, no Jardim da Saudade, será restrito e a cerimônia será rápida e de acesso restrito aos familiares e poucas pessoas, devido à necessidade de cuidados que o momento de pandemia exige.
A esse respeito, a família da saudosa professora manifestou-se: “Inspirados no seu exemplo e também entendendo que o momento social que vivemos exige medidas extremas, pedimos a todos que tomem os cuidados necessários para evitar contaminação com o COVID-19. Por isso, às 16 horas, estaremos juntos em pensamento e oração, uma vez que a determinação é de que todos fiquem em suas casas. Quando esta fase de isolamento passar, faremos uma nova celebração para prestar as devidas homenagens e lembrarmos da pessoa incrível que ela foi. Com o coração apertado, mas certos de que temos que pensar no coletivo neste momento, agradecemos pelo carinho e entendimento”.
Atuação profissional, científica e academica da professora Ana Regina Torres Ferreira Teles - Mensagem da Escola Politécnica da UFBA
De uma alegria contagiante e de um comprometimento incondicional por uma universidade pública de qualidade, a Profa Ana Regina deixa saudades e uma marca própria na UFBA.
Tinha duas graduações, Arquitetura e Urbanismo, pela UFBA, e Engenharia de Agrimensura, pela EEEMBA. Ingressou como docente na UFBA em 1983, na área de Topografia do Departamento de Transportes, atual Departamento de Engenharia de Transportes e Geodesia (DETG), da Escola Politécnica. A sua formação na pós- graduação foi toda na UFBA. Mas não na Politécnica. Especialização em Geoprocessamento, na FAUFBA. Mestrado em Geografia, no IGEO e, doutorado em Língua e Cultura, no ILUFBA, o qual, destaca o seu espírito inquieto pelo conhecimento transdisciplinar. Especial momento foi no seu doutorado realizando a defesa da tese em 2018 já enferma, quando desenvolveu uma pesquisa inédita relacionando áreas aparentemente distinta, a cartografia e a linguística.
Como docente do DETG, foi quem desenhou as diretrizes do conteúdo da formação básica do engenheiro na área de Topografia, ainda hoje aplicado nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Minas, e mais recentemente no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e no Tecnólogo em Transporte Terrestre. Teve importante atuação na criação do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFBA. Dentre as inúmeras atividades exercidas por Ana Regina no DETG, merece destaque especial a sua atuação no atual LTGEO, Laboratório de Geomensura Theodoro Sampaio, quando organizou de forma impecável, com dedicação e paixão, o acervo histórico de equipamentos topográficos, um dos maiores do Brasil e, mais uma vez, integrando equipes da Engenharia com as da Museologia.
Na administração universitária Ana Regina Telles teve atuação igualmemte destacada e diferenciada, sendo amplamente reconhecida à sua defesa por uma universidade pública de qualidade. Exerceu na UFBA, em momentos diversos, sempre com singular competência, firmeza e leveza, as funções de Chefe do Departamento de Transportes, Coordenadora do Colegiado do Curso de Engenharia Civil, Vice Diretora da Escola Politécnica, Diretora da Secretaria Geral dos Cursos da UFBA, Assessora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Coordenadora Acadêmica de Graduação, dentre outras, funções universitárias.
Atuou ainda em vários organismos como representante da UFBA, dentre eles, na CECAR (Comissão Estadual de Cartografia), na FEP (Fundação Escola Politécnica da Bahia), no GT de ensino do CREA-BA.
Ana Regina por sempre vai deixar saudades em todos nós, professores, funcionários e estudantes.
Gratidão Ana por fazer parte de nossas vidas ..!
Salvador, 20 de março de 2020.
Departamento de Engenharia de Transportes e Geodesia (DETG)
Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.