Acerca da indisponibilidade de parte dos serviços de rede prestados pelo Centro de Processamento de Dados da UFBA (CPD) entre o final da tarde do dia 30 de novembro e parte da tarde do dia 1 de dezembro (quarta-feira), o órgão informa que a causa foi uma pane num dos equipamentos do subsistema central de armazenamento de dados (storage). Assim que o problema foi detectado, o CPD acionou a IBM, empresa fabricante do equipamento e responsável por sua assistência técnica, cujos técnicos trabalhram durante toda a madrugada, deixando o equipamento parcialmente funcional no início da manhã do dia 1. A partir desse momento, enquanto os trabalhos com a IBM ainda prosseguiam, os técnicos do CPD puderam iniciar os procedimentos de verificação da integridade dos dados e reinício dos serviços, que foram sendo restabelecidos progressivamente, ainda que com algumas restrições de desempenho. Ao final da manutenção, todos os sistemas foram normalizados. Ciente da importância dos serviços, sistemas e dados para o funcionamento de todas as áreas da Universidade, a diretoria do CPD priorizou todos os esforços da equipe técnica no sentido de recolocar todos os serviços em funcionamento com a maior brevidade possível. É importante destacar que a integridade dos dados foi preservada em sua totalidade. De qualquer forma, o CPD está à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, pelo telefone da Central de Atendimento: 3283-6100.