Considerando a situação recente da pandemia da Covid-19, é necessário manter as medidas protetivas já apresentadas ao Conselho Universitário da UFBA em 25/10/2022, de acordo com a Resolução 03/2022, e observar o que segue.
Enfatiza-se a necessidade de que as pessoas mantenham a vacinação completa em dia, sobretudo as doses de reforço recomendadas. Na Bahia e em Salvador, com dados de 17/11/2022, a cobertura vacinal contra a Covid-19 de pessoas com 12 anos e mais, para a segunda dose da vacina, alcançou 85,6%, porém, a primeira dose de reforço nesse grupo etário ainda é baixa, de 58,95% na Bahia e de 65,6% em Salvador. Para pessoas de 40 anos e mais, a segunda dose de reforço ainda é de 45,2% na Bahia e de 59,6% em Salvador, coberturas insuficientes para adequada proteção (https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/ ).
Persiste como igualmente importante a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, limpeza e desinfecção de equipamentos e ambientes, e a realização de atividades presenciais em locais com ventilação natural. Nesse momento, evitar aglomerações é uma medida que poderá reduzir o risco de infecção viral.
É fundamental manter o uso de máscara de proteção facial para realização de atividades presenciais em espaços fechados e/ou quando houver aglomeração, assim como as pessoas com 60 anos e mais ou com comorbidade, imunossuprimidos e gestantes devem usar continuamente esta proteção. É necessário ter atenção às medidas protetivas na utilização de transporte coletivo e nas viagens.
É especialmente importante que pessoas que apresentarem sintomas sugestivos da Covid-19, mesmo que seja apenas sintomas respiratórios, fiquem afastadas de atividades presenciais e busquem orientação do serviço de saúde, informando à direção do Órgão ou Unidade sobre a ocorrência do problema para possibilitar a vigilância de contatos e as providências de afastamento que forem necessárias.
Leia a Nota Técnica na íntegra: