Início >> Ufba Em Pauta >> Congresso Virtual inova, bate recorde de público e marca a história da Universidade

Congresso Virtual inova, bate recorde de público e marca a história da Universidade

.

 

Mais de 38 mil inscritos. Público (somente no YouTube) de mais de 126 mil espectadores, gerando um total de 638 mil visualizações em 10 dias de evento. Mais de 17 mil novos inscritos no canal da TV UFBA. Mais de 98% de interações positivas nas atividades de maior audiência. Ao todo, 440 atividades ao vivo (com um total de 643 horas de transmissão) e outras 191 gravadas, 256 intervenções artísticas e mais de mil vídeo-pôsteres de 5 minutos enviados por estudantes.

Mas exato mesmo, como dois e dois são quatro, é dizer que a grandeza, o sucesso, a importância do Congresso Virtual UFBA 2020 não se medem, nem se poderiam forjar, com números - afinal, trata-se de virtudes, perceptíveis na qualidade e responsabilidade acadêmica dos debates; nos elogios e agradecimentos espontâneos dos participantes, registrados nas lives; no engajamento de cada membro da equipe técnica, fundamental para a qualidade e fluidez do evento. Mas podemos afirmar com certeza que os números do Congresso Virtual UFBA 2020 são, sim, resultado e expressão de tudo isso - e que, portanto, nos ajudam a ter uma dimensão magnitude do evento que a Universidade acabou de realizar.

"A UFBA se mobilizou e mostrou sua face.Conseguiu construir uma trama de afetos e reflexões. Mobilizou a comunidade acadêmica dentro e fora da Universidade. Nesse momento, nossa gratidão, portanto, à comunidade UFBA, aos nossos convidados e a quem sustentou o Congresso - nosso suporte técnico, que fez um trabalho maravilhoso", sintetizou o reitor João Carlos Salles, no vídeo de encerramento do evento.

O Congresso teve, precisamente, 38.054 pessoas inscritas, das quais cerca de 15 mil da comunidade UFBA - número bem próximo aos quatro congressos presenciais anteriores - e outras 23 mil de fora da Universidade - o que demonstra o alcance e a relevância do evento e da UFBA para a sociedade.

Mas não era necessário inscrição para assistir às atividades do Congresso. Assim, a plataforma YouTube registrou, entre os dias 18 e 29 de maio, uma audiência de 126,2 mil pessoas, que assistiram, cada uma, a 4,7 vídeos diferentes, em média, gerando assim uma audiência total de 683,3 mil visualizações. Como legado, o Congresso deixa 17,6 mil novos inscritos no canal da TV UFBA na plataforma - mais que o dobro das 11.200 inscrições que o canal tinha antes do início do evento.

O vídeo mais assistido foi, de longe, o do emocionante ato de abertura do Congresso, que teve 49 mil visualizações. Em seguida ficaram duas das mesas do primeiro dia do evento ("Educação: desafios do nosso tempo", com 18,8 mil, e "Sobre o Fascismo hoje", com 16,2 mil visualizações), o que sinaliza que há, sim, demanda do grande público por referências e debate aprofundado e de qualidade, que  ajude a entender a grave crise política e social que o Brasil atravessa. E, como a gente que integra e frequenta a UFBA adora também poesia e arte, o espetáculo "Pele Negra, Máscaras Brancas" (13,1 mil) e a entrevista do escritor Mia Couto ao vice-reitor Paulo Miguez (12,2 mil) completam a lista das cinco atividades mais assistidas no Congresso.

WhatsApp Image 2020-05-29 at 20.43.40

Desafios

Entre a primeira menção pública ao Congresso feita pelo reitor João Carlos Salles, em 08 de abril, e o início do evento, em 18 de maio, passaram-se precisos 40 dias. Foi esse o tempo que a administração central da Universidade teve para conceber, divulgar, convidar intelectuais de todo o país, acolher inscrições, riscar a programação e iniciar a realização do evento.

Toda a equipe da administração central se envolveu no evento, promovendo e apresentando mesas e ajudando a pensar em cada detalhe do Congresso. Junto com o reitor João Carlos, lideraram as 160 pessoas (entre profissionais e estudantes monitores) que realizaram o evento o coordenador de difusão da Pró-reitoria de Extensão, Guilherme Bertissolo, e o superintendente de Tecnologia da Informação, Luiz Cláudio Mendonça.

À frente da montagem e gestão da programação do Congresso, Bertissolo destaca duas diferenças importantes entre os congressos presenciais da UFBA e o Congresso Virtual: a necessidade de utilizar todo um aparato tecnológico capaz de promover, com qualidade, um grande número de atividades, muitas delas simultâneas; e, consequência disso, a possibilidade de ampliação do alcance das atividades do Congresso a novos públicos - o que se confirma se observarmos que o número de inscritos de fora da UFBA (23 mil) superou o de membros da comunidade universitária (15 mil).

"Essa participação expressiva, inclusive de pessoas de diversas partes do mundo, contribuiu para aquela que é a principal virtude da universidade pública, que é o debate, a produção de conhecimento e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Fica a sensação de que conseguimos dar o recado que a universidade brasileira precisava dar neste momento, sobretudo a UFBA, que foi capaz de promover algo tão interessante, respondendo aos desafios deste nosso tempo", afirma Bertissolo.

À frente da equipe que definiu as plataformas, rotinas e dinâmicas de treinamento e condução das mais de 400 lives - exibidas em 9 canais simultaneamente no ar das 8h30 às 20h30 ao longo de 10 dias - o superintendente Luiz Cláudio Mendonça enxerga o Congresso Virtual como um dos mais complexos desafios que a Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA já enfrentou em seus 45 anos de existência, que se completam neste mês de junho.

Talvez tenha sido o mais complexo, afirma Mendonça, pelo fato de todas as pessoas envolvidas na realização do evento - entre equipe técnica, participantes de mesas e público - estarem isoladas e dependendo de suas próprias conexões de internet. "A equipe utilizou de toda a sua competência, comprometimento e criatividade. Foram muitas e muitas horas nos bastidores, planejando, prospectando, desenhando e implementando todo o sistema, site, lives, redes sociais, coisas visíveis e invisíveis", afirma Mendonça, que parabenizou toda a equipe. "A sensação é de gratidão e satisfação pelo dever cumprido."