Início >> Ufba Em Pauta >> Festival de Humor e Performance inscreve para oficinas

Festival de Humor e Performance inscreve para oficinas

Organização é da Fundação Cultural do Estado da Bahia


 

O Festival de Humor e Performance (FHP), que acontece entre dias 9 e 19 setembro, contará com diversas atrações do humor brasileiro. Além de espetáculos de teatro, stand-up comedy, cinema, circo, música, exposições de arte e mesa temática, o festival contará ainda com uma programação educativa que contempla três oficinas. Vencedor do edital Tô no Pelô/2008, pelo Fundo de Cultura, organizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, em parceria com o IPAC e o Pelourinho Dia e Noite, o FHP propõe uma programação educativa que visa a ampliar o intercâmbio promovido nos 11 dias de atividades.

A oficina Performance Vocal será ministrada por Marilda Santanna, doutora em sociologia e curadora do FHP. A oficina experimentará as potencialidades vocais através das técnicas de respiração, articulação, audição e impostação para aperfeiçoar a desenvoltura vocal em cena, além de sua performance corporal e da sua indumentária, para dar conta de uma criação musical/cênica cujos elementos se imbricam na experimentação de um resultado musical e performático vocal.

Geometria do Riso é o tema da oficina ministrada pela atriz e diretora da escola Sitorne Teresa Costalima, que, segundo Teresa, mostra especial atenção ao que considera ser o “raciocínio matemático” da comédia, presente em obras de autores como Shakespeare, Molière e Ariano Suassuna. “A estrutura da comicidade comum a todos eles está na maneira como o tempo, a formação do raciocínio lógico e, principalmente, a quebra desses dois elementos conseguem provocar um alívio da ansiedade causada pela estrutura cômica”, explica, avisando que a compreensão dessa estrutura pode fazer com que o artista consiga chegar a um determinado resultado cômico com mais consciência.

Já o ator e diretor Caíca Alves ministrará a oficina de Improvisação Teatral, que investiga a técnica como recurso para criação de cena e aprimoramento do ator, através de jogos e exercícios que exploram a expressividade corporal e vocal, com atenção especial à construção da dramaturgia da cena, seja ela física ou verbal. As inscrições para as oficinas já estão abertas e devem ser feitas através do blog do festival, no endereço eletrônico http://festivaldehumoreperformance.blogspot.com/