Início >> Ufba Em Pauta >> Nota de pesar - Antonio Celso Spínola Costa

Nota de pesar - Antonio Celso Spínola Costa

.
A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do professor emérito do Instituto de Química Antonio Celso Spínola Costa. 
 
Graduado em engenharia industrial química pela Escola Politécnica da UFBA em 1953, Celso Spínola ingressou como docente na Universidade em 1956. Foi um dos fundadores do Instituto de Química, do qual seria diretor, e, após ter se destacado no processo de criação do Programa de Pós-Gradugação em Química, tornou-se o primeiro pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA. 
 
Membro da Academia de Ciências da Bahia, Celso Spínola desempenhou importante papel na consolidação da química - em especial a química analítica - na Bahia e no Brasil. Formador de gerações de químicos, orientou dezenas de estudantes de mestrado e doutorado, muitos dos quais foram ou ainda são professores no Instituto de Química da UFBA. Mesmo após a aposentadoria compulsória, em 2000, não deixou de orientar novos pesquisadores, somando, assim, mais de meio século de serviços prestados à Universidade. 
 
O velório acontece nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, a partir das 8h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, e a cerimônia de cremação está prevista para ocorrer às 11h30. Enlutada, a UFBA solidariza-se aos familiares, amigos e colegas, especialmente à professora da Escola de Administração Tânia Fischer, esposa do professor Celso Spínola.