A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento, aos 90 anos, do professor Elsimar Metzker Coutinho, nesta segunda-feira dia 17/08, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em consequência da Covid 19.
Elsimar Coutinho, considerado referência em reprodução humana e planejamento familiar, era graduado em Medicina, e também em Farmácia e Bioquímica, pela Universidade Federal da Bahia, onde também concluiu os doutorados em Farmácia e Bioquímica (1960) e em Medicina (1963). Ele foi professor da UFBA de 1956 a 1990, quando se aposentou como Professor Titular de Reprodução Humana do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina da Bahia.
Foi como professor e pesquisador da FMB que Elsimar Coutinho iniciou os seus estudos sobre a progesterona e sua ação na prevenção do trabalho de parto prematuro e descreveu o efeito anticoncepcional da substância. O professor participou do desenvolvimento dos primeiros anticoncepcionais injetáveis de efeito prolongado, entre outros métodos, como o implante em bastonete inserido sob a pele do braço das mulheres e a pílula vaginal.
Elsimar Coutinho era membro de 32 sociedades médicas. Publicou mais de 350 trabalhos científicos em revistas médicas internacionais como Nature, Endocrinology, Fertility and Sterility, American Journal of Obstetrics and Gynecology e Contraception. Também publicou e editou mais de dez livros. Sua obra sobre a menstruação, publicada em 1996, chegou à 8ª edição. A versão inglesa do livro foi lançada pela Oxford University Press.
A UFBA se solidariza com familiares do professor e com toda a comunidade da Faculdade de Medicina.