No âmbito dos Seminários Novos e Velhos Saberes, a Profa. Célia Sant'Anna, pesquisadora cientifica da seção de Ficologia do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, faz palestra no Instituto de Biologia da UFBA (IBIO) sobre o tema "Cianobactérias: impactos ambientais, saude pública e qualidade de água de abastecimento". Ela é uma das principais lideranças acadêmicas dentro do tema, especialista em ecologia de microalgas e cianobactérias. A palestra acontece nesta sexta-feira (26 de novembro), na Sala 03 do IBIO (Campus de Ondina), a partir das 9h.
De acordo com as pesquisas de Célia Sant’Anna, uma das mais perversas ações do homem sobre o meio ambiente é a eutrofização das águas continentais e marinhas, que decorre de despejos de esgotos domésticos e industriais, atividades agriculturais e desmatamento. A água, que é fonte de vida, torna-se inadequada ao consumo humano e ao lazer da população. Além disso, seus produtos, os peixes e moluscos que constituem rica fonte de proteínas, tornam-se agentes de intoxicação para seus consumidores.
A eutrofização, que aumenta a quantidade de nitrogênio e fósforo na água, causa grandes desequilíbrios ecológicos e favorece a proliferação de organismos produtores de toxinas. Em água doce, as toxinas produzidas por cianobactérias devem ser monitoradas e removidas, principalmente se o uso da água for o abastecimento público, o que aumenta enormemente os custos desse tratamento. No caso de pescado, os mesmos cuidados devem ser tomados, pois peixes e moluscos concentram toxinas e podem tornar-se problemas de saúde pública.