O Restaurante Universitário Manoel José de Carvalho (RU Ondina) voltou a funcionar no dia 11 de maio para almoço e jantar, oferecendo um total de 1.350 refeições diárias. Inicialmente, o atendimento será prioritariamente destinado a estudantes beneficiários dos auxílios da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), mas o RU também estará aberto ao público pagante.
O acesso ao RU Ondina só será permitido para discentes com o esquema vacinal completo para a idade correspondente, uso de máscara e atenção às orientações sobre o cumprimento das medidas sanitárias no ambiente – como aconteceu durante a reabertura, em clima de ordem, segurança e por que não dizer de celebração – pela volta do costumeiro movimento na Praça das Artes, em frente ao prédio do RU.
Estudantes atendidos pelos auxílios da Proae que faziam suas refeições no Ponto de Distribuição de São Lázaro ou no Ponto de Distribuição do Corredor da Vitória deverão, excepcionalmente, fazer as refeições no RU Ondina enquanto os pontos de distribuição – em fase de adequação – não estiverem abertos.
“A Assistência Estudantil é uma política estratégica para a consolidação das ações afirmativas e para o projeto de universidade que a UFBA defende”, afirma a pró-reitora Cássia Maciel. O atraso na reabertura do RU deveu-se ao tempo previsto em contrato para adequação da nova fornecedora de serviços de alimentação à UFBA.
Bolsistas e Pagantes
Bolsistas não precisarão apresentar comprovante de vacinação, pois este documento já foi apresentado no ato da renovação das bolsas. Já estudantes pagantes deverão apresentar o comprovante de vacinação ao acessar o restaurante – oportunamente, será feito um cadastro prévio desses estudantes, a fim de facilitar a identificação dos mesmos.
Auxílio emergencial e ampliação
Vale destacar ainda que o auxílio-alimentação emergencial – vigente desde março de 2020, devido à suspensão das atividades presenciais provocada pela pandemia – será mantido até junho de 2022. A oferta de novas vagas para o serviço de alimentação ocorrerá no semestre 2022.2, condicionada à disponibilidade orçamentária. Casos excepcionais de manutenção auxílio serão objeto de posterior avaliação. Os/as interessados devem acompanhar a publicação do edital em www.proae.ufba.br.
Dariamente, a demanda pelo serviço e possibilidades técnicas de ampliação junto à empresa contratada será avaliada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA. Entretanto, inicialmente, será atendida a capacidade estipulada conformo o Plano de Biossegurança UFBA 2022.1. O almoço será servido das 12:00h às 14:00h (750 refeições) e o jantar jantar das 17:00h às18:30h (600 refeições).