O Colégio Eleitoral da UFBA – composto pelo Conselho Universitário (Consuni) e Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) – definiu a lista tríplice com os nomes para o reitorado da UFBA para os anos de 2019 a 2022. O órgão ratificou o desejo da comunidade universitária e elegeu, com 81 votos, o reitor João Carlos Salles para liderar por mais quatro anos a Universidade Federal da Bahia. As professoras Maria Hilda Baqueiro e Ilka Bichara também compõem a lista na segunda e terceira posição, respectivamente.
A lista tríplice para reitor agora será encaminhada para o Ministério da Educação que, por fim, nomeia o próximo dirigente da Universidade. Para o cargo de vice-reitor, Paulo Miguez também foi reeleito de forma expressiva para continuar à frente da UFBA de 2019 a 2022, com 82 votos. As professoras Hildenise Novo, na segunda posição, e Tânia Barros, na terceira, completam a lista.
Nos cargos de reitor e vice-reitor desde 2014, João Carlos Salles e Paulo Miguez fizeram parte da chapa única Somos UFBA, que realizou uma intensa mobilização numa campanha que promoveu visitas e debates em todas as unidades acadêmicas e administrativas da instituição. Eles foram reeleitos com 97% dos votos, numa consulta pública que contou com 11.369 votantes, nos dias 22 e 23 de maio.
“Foram dias de enriquecimento intenso e de aprendizado. Eu creio que foi uma campanha educativa e uma campanha de mobilização de todos nós em defesa de uma universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Todo esse processo nos unificou, por isso, podemos dizer, com muita tranquilidade, que somos UFBA, conforme a comunidade registrou”, afirmou o reitor João Carlos Salles. Para os próximos anos, o reitor ainda reiterou o compromisso em relação ao diálogo com cada uma das unidades, setores, categorias e representantes da Universidade.