O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e dirigentes de movimentos sociais e estudantil estiveram na segunda feira à tarde com o reitor João Carlos Salles para apresentar algumas pautas que, em sua avaliação, podem ser trabalhadas conjuntamente com a Universidade em benefício de todas as partes envolvidas, com efeitos sociais importantes, incluindo aí a produção e disseminação de novos conhecimentos.
Entre as propostas estão a criação de cursos ou disciplinas que impliquem uma abordagem mais consistente e realista das questões agrárias e agrícolas no país e uma política de compras de alimentos orgânicos produzidos nos assentamentos do Movimento dos Sem-Terra (MST) para abastecimento parcial dos restaurantes universitários da UFBA. Além disso, o grupo liderado pelo deputado Valmir Assunção propôs a continuidade de debates abertos ao público sobre reforma agrária e outras questões políticas de grande interesse dos movimentos sociais, nos moldes em que Reitoria vem promovendo desde 2015.
O reitor João Carlos Salles acolheu em princípio as demandas e assegurou que conjuntamente serão definidas quais delas têm efetiva viabilidade e serão implantadas a curto e médio prazo na UFBA.