Início >> Ufba Em Pauta >> Livro conta história do patrimônio construído da UFBA ao longo de 75 anos

Livro conta história do patrimônio construído da UFBA ao longo de 75 anos

.

Contar a história e discutir os múltiplos significados de edificações que somam mais de 400 mil m² de área construída, dispostas sobre um território de aproximadamente 5,8 milhões de m², é a desafiadora missão a que se propuseram as organizadoras do livro "Tempos, arquiteturas e território: o patrimônio construído em 75 anos de UFBA", as professoras da Faculdade de Arquitetura Juliana Nery e Naia Alban. No prelo da Edufba, a publicação acaba de ganhar uma primeira versão, ainda preliminar, disponibilizada para consulta em plataforma online.

Clique aqui para acessar o livro.

O livro, que reúne textos de 14 autores e autoras, "surge de uma lacuna e um desejo", afirmam as organizadoras. "A lacuna sobre a história da arquitetura e do urbanismo que constituem os tempos e as expressões do patrimônio construído da Universidade Federal da Bahia. (...) E o desejo de conhecer, reconhecer e preservar uma herança cultural que não se esgota no espaço construído da instituição, mas tem nele fundamental suporte para o acontecer da vida universitária", escrevem Nery e Alban no prólogo do livro.

O reitor João Carlos Salles apresenta o volume como "um registro e uma reflexão sobre a invenção mesma da UFBA através da reorganização do espaço em que se pode dar uma vida acadêmica e universitária", espaço que define como "um deus tatuado nas costas de outros deuses", no qual "encontramos muitas cicatrizes, linhas interrompidas, promessas ainda inconclusas, mas também feitos generosos em matérias e em símbolos".

O livro reúne textos de Sérgio Ekerman; Heliodorio Sampaio; Mariely Cabral de Santana e Maria do Carmo Baltar Esnaty de Almeida; Nivaldo Andrade e Lucas Paes Ferreira; Ana Carolina Bierrenbach e Juliana Nery; Márcia Sant'Anna; Fábio Velame; Frederico Calabrese, Márcio Cotrim e Naia Alban; Paula Mussi, Clara Rachel Reis, Diana Stefani e Sérgio Agnelo.

Além dos textos, o livro traz imagens do fotógrafo Manuel Sá e de diversos arquivos e acervos, além de desenhos de André Lissonger. Oferece também uma linha do tempo das inaugurações das edificações. O projeto gráfico é de Solange Valladão. Na versão final, a ser publicada em breve, a publicação dará acesso a um mapa dinâmico dos campi da UFBA, em plataforma online.