Com profundo pesar, a Universidade Federal da Bahia informa o falecimento da professora aposentada Teresa Cardoso da Silva do Instituto de Geociências (IGEO) aos 87 anos, ocorrido na quinta-feira, 06/07, no Hospital Agenor Paiva, em Salvador. O sepultamento será realizado nesta sexta-feira, 07/07, às 16h30, no Cemitério Jardim da Saudade.
Teresa Cardoso da Silva nasceu em Sergipe, mas passou grande parte da vida na Bahia. Como pesquisadora, dedicou-se a temas da Geomorfologia, área de estudo que implementou na UFBA. No meio acadêmico, ela conviveu com grandes nomes da Geografia como Milton Santos, Aziz Ab’Saber, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Amélia Nogueira, e com autores internacionais como Cailleux, Dresh, Beaujeu-Garnier e Jean Tricart, seu orientador durante o doutorado na Universidade de Strassburg, França.
Além de ter contribuído para formação de inúmeros mestres e doutores, Teresa foi assessora técnica no Projeto RadamBrasil, onde introduziu discussões nacionais sobre a análise integrada do meio ambiente. Ela trabalhou também no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atuando em trabalhos como o Zoneamento Ecológico-Econômico do Ministério do Meio Ambiente e Documento Nacional para a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92. Aposentada, deu consultorias a instituições do governo e empresas privadas.
A comunidade universitária manifesta condolências e estende solidariedade aos familiares e amigos pela grande perda.