Projetos de extensão da Faculdade de Direito da UFBA foram premiados em uma série de eventos realizados recentemente. A empresa júnior da Faculdade de Direito ADV Junior Consultoria Jurídica, que oferece soluções jurídicas inovadoras para micro e pequenas empresas (MPEs), startups e empreendedores que estão abrindo seu próprio negócio, recebeu na última sexta-feira, dia 23 de fevereiro, o Prêmio Referência - Cluster 1. Esse prêmio diz respeito aos resultados obtidos pela instituição no ano de 2017: crescimento de 260% de faturamento e mais de 300% de projetos, em relação a 2016.
Além destes indicadores, o prêmio reflete o engajamento da organização dentro do Movimento Empresa Júnior, movimento que tem como objetivo impactar a sociedade através da educação empreendedora, formando sujeitos comprometidos e capazes de transformar o Brasil, tornando-o mais ético, competitivo, colaborativo e educador. A Adv Júnior é um projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFBA, orientado pelo professor João Glicério de Oliveira Filho.
Em outra premiação, a UFBA foi a equipe campeã do IV Pre-Moot Souto Correa, sendo representada pelos oradores Luiza Teixeira e Matheus Diniz. Dentre as 10 equipes participantes, a equipe foi classificada para participar das rodadas eliminatórias. Após rounds disputados contra a USP, nas semifinais, e contra a PUC-RS, na final, a equipe da universidade foi declarada campeã do IV Pre-Moot Souto Correa. Essa competição é promovida pelo escritório Souto Correa e realizada nos moldes do tradicional Willem C. Vis Moot.
Já na etapa brasileira da Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition, a maior competição de direito internacional do mundo, que neste ano está́ na sua 59ª edição, a equipe da UFBA conquistou o segundo lugar na competição e irá representar o Brasil na fase internacional do evento, que será realizada no mês de abril, em Washington, nos Estados Unidos, junto a times de mais de 100 países. A competição ocorreu entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2018, em Florianópolis (SC).
Equipes formadas por estudantes de 15 faculdades brasileiras foram avaliadas pela apresentação de argumentos em memoriais escritos (petições do Autor e do Réu) e em sustentações orais, que giram em torno de um litígio fictício entre países perante a Corte Internacional de Justiça.
Formada pelos estudantes Ana Luiza Castro, Gabriel de Jesus, Luiza Queiroz, Pedro Gabriel Neves e Thais Adileu, e pelos coaches Filipe Costa e Paulo Oliveira, a equipe da UFBA garantiu ainda o prêmio de melhor memorial escrito e três oradores do time foram premiados entre os dez melhores da competição.
O time faz parte do Núcleo de Competições Internacionais da Faculdade de Direito da UFBA (NCI-UFBA), e desde a sua primeira participação, em 2015, vem garantindo classificação para as semifinais da competição. Os integrantes do time em edições anteriores já́ conquistaram os prêmios de primeiro, segundo e quarto lugar entre os oradores da competição e os memoriais da equipe estão sempre entre os três primeiros colocados.
O Núcleo de Competições Internacionais da UFBA é um projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFBA coordenado pelo professor João Glicério de Oliveira Filho.