Compromisso com o futuro. Esse é o tema da segunda edição do projeto Agenda Bahia, realizado a partir desta quinta-feira (4 de agosto) pelo jornal Correio* e pela rádio CBN FM, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e com apoio da UFBA. A proposta do evento é discutir e apontar diretrizes para o crescimento e desenvolvimento sustentável do estado nesta década. Os debates acontecerão no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no STIEP, das 9 às 18h. O Agenda Bahia vai reunir os maiores especialistas e empresários locais e de outros pontos do País para debater, em quatro dias de seminário, grandes temas para o desenvolvimento do estado. Em 2011, os temas escolhidos são os mesmos da edição passada: Infraestrutura (4 de agosto) Sustentabilidade (24 de agosto), Agronegócio (14 de setembro) e Turismo (27 de setembro).
Mesmos temas. Novos focos. No primeiro dia de evento, a infraestrutura será debatida sob a perspectiva da mobilidade urbana e da situação dos portos baianos. A abertura do evento tem palestra do presidente da FIEB, José de Freitas Mascarenhas, apresentando um painel geral da situação dos portos e os entraves da mobilidade urbana. Outros nomes já confirmados são os do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochman, que vai comparar a operação de portos eficazes do país com os de Salvador; e Marcello Spinelli, presidente da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e diretor de Logística da Vale, que vai mostrar os entraves no escoamento da produção industrial no estado.
Os investimentos em inovação são o foco do segundo dia de debates, que vão abordar o tema Sustentabilidade. José Sérgio Gabrieli, presidente da Petrobras, estará presente para mostrar a importância da inovação tecnológica no sucesso da empresa. Outro nome já confirmado é o do presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei), Carlos Eduardo Calmanovici. Ele também é o responsável pela área de Inteligência Tecnológica da Braskem. Ao fim desta edição, as ideias apresentadas nos seminários Agenda Bahia - Compromisso com o futuro serão levadas às autoridades públicas, com propostas de mudanças, diagnósticos do cenário atual.