Está no ar a edição 2016 do UFBA em Números, publicação que traz os principais indicadores sobre a Universidade Federal da Bahia: números de vagas e matrículas, bolsas e auxílios, quadro funcional, convênios e contratos e orçamento. Os dados atualizados correspondem ao ano de 2015.
Apresentado ao Conselho Universitário no dia 07/07, o UFBA em Números já está acessível online [https://proplan.ufba.br/sites/proplan.ufba.br/files/UFBA_em_NUMEROS_2016.pdf] e circulará em versão impressa no Congresso da UFBA, de 14 a 17 deste mês. "São dados que permitem ter um panorama quantitativo, mas também qualitativo da Universidade, e que irão subsidiar as reflexões que a UFBA fará sobre si mesma durante o Congresso", afirma o pró-reitor de Planejamento e Orçamento Eduardo Mota, que coordenou a publicação. O site da pró-reitoria disponibiliza todas as edições publicadas desde 2001 [https://proplan.ufba.br/estatisticas/ufba-em-numeros].
A nova edição incorpora, pela primeira vez, algumas categorias de informação que não entraram nas edições anteriores, como, por exemplo, o total de funcionários terceirizados da Universidade: 2.161, que representam 27,4%, pouco mais de um quarto do quadro de pessoal da UFBA.
O dado permite aferir a "população total" da UFBA: somados quadro funcional e corpo estudantil, a Universidade reúne 47.065 pessoas. Isso sem contar os terceirizados dos hospitais, não computados por serem contratados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Um número comparável à população de uma cidade brasileira de médio porte, "Mas uma 'cidade' com todos os desafios de uma instituição acadêmica, em que cada um tem a possibilidade de produzir conhecimento, se manifestar e se comportar com total liberdade", observa Mota.
Outro dado novo incorporado diz respeito ao Repositório Institucional da UFBA que, com uma média diária de 3.005 acessos, é o 6º mais acessado do país e 12º nas Américas, segundo o ranking Webometrics. Também foram incluídas neste ano as matrículas de Ensino a Distância, 5.208 em 2014 e 1.352 em 2015, a maior parte em cursos de extensão e especialização, mas também na graduação (Licenciatura em Matemática). "O que mostra que a UFBA já entrou na era da EAD", afirma Mota.
A diagramação do UFBA em Números inova destacando alguns 'scores' comparativos com o ano anterior, em forma de 'pop-up'. Entre os principais está o avanço do percentual de docentes com doutorado - de 69% para 76% - e do percentual de servidores técnico-administrativos com formação superior e pós-graduação - de 65,2% para 69,4%.
Um dos 'pop-ups' destaca um dado histórico memorável: a UFBA superou a marca de 100 mil graduados em sua história. Ao todo, 104.241 profissionais foram formados desde 1946. Ainda hoje, a graduação segue sendo o carro-chefe da Universidade: atualmente, são 33.804 graduandos. Destes, cerca de 15% (4.882) são bolsistas.