A Universidade Federal da Bahia lança nesta semana o seu cartão UFBACard, “um instrumento de modernização da gestão da universidade que permitirá a identificação uniforme dos membros da nossa comunidade, dentro e fora de seus limites”, segundo o reitor João Carlos Salles.
O UFBACard também “possibilitará a oferta de novos serviços, com mais facilidade e agilidade, além de proporcionar uma melhor segurança para todos”, completa o reitor.
Todos os membros da comunidade acadêmica, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, podem solicitar o UFBACard pelo portal www.ufbacard.ufba.br. Para tanto será necessário fornecer uma foto atual, com fundo branco. Os cartões serão entregues preferencialmente na unidade a que a pessoa está vinculada.
Servidores indicados pelas unidades serão responsáveis por validar as fotos carregadas e entregar os cartões à sua comunidade, assim que estiverem prontos, o que ocorrerá ao longo deste e do próximo semestre. Aposentados, profissionais e estudantes com vínculo temporário também poderão obter o seu UFBACard, a partir de 2019.
A solicitação do cartão é facultativa, mas o objetivo da administração é que o interesse por seu uso cresça e que ele se mostre sempre mais necessário, até em razão da agilidade de acesso a algumas facilidades e serviços que propiciará, como o empréstimo de livros nas bibliotecas e a utilização dos restaurantes universitários, onde vai dispensar a necessidade de assinatura de cada estudante que existe hoje, evitando, assim, as filas. Com o cartão também será possível o monitoramento do acesso ao Buzufba.
O UFBACard é uma nova e importante parte do sistema integrado de segurança da universidade, junto com os sistemas de alarme de incêndio, circuitos de câmeras e TV e sistema de monitoramento de veículos. A implantação do cartão para esses serviços será feita por etapas. Fora da universidade, o cartão poderá ser usado como instrumento de identificação. O seu sistema permite que instituições externas possam verificar se a carteira apresentada é válida e foi, de fato, emitida pela UFBA.
Com um chip eletrônico embutido, foto, nome e outras informações essenciais para identificação do usuário, os dados codificados do UFBACard estarão armazenados de forma totalmente segura, criptografada por um protocolo de segurança mundialmente utilizado por sites de instituições financeiras e de compras pela Internet, o chamado Secure Sockets Layer (SSL). E importante: todos os dados pessoais e acadêmicos dos portadores ficarão armazenados somente nos sistemas da universidade.