Início >> Ufba Em Pauta >> Nota UFBA: processo de implantação do SIGAA na graduação

Nota UFBA: processo de implantação do SIGAA na graduação

.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) informa à sua comunidade acadêmica o avanço na implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na graduação. Esta ação, já consolidada na pós-graduação stricto sensu desde 2018, representa um ganho significativo na gestão universitária. Reconhece-se, contudo, que o grande porte da UFBA e a complexidade de seus dados tornam a integração de um novo sistema acadêmico bastante desafiador, que exige o comprometimento e a colaboração coletiva para seu sucesso.

A migração do SIAC para o SIGAA na graduação é um pleito e uma necessidade da comunidade acadêmica, fundamentada pelo crescimento institucional, alterações na legislação e pelo aumento da demanda de informações precisas e integradas. A implantação do sistema envolve todos os setores da universidade, pró-reitorias, superintendências e conta também com a atuação direta e colaborativa das unidades acadêmicas, a partir dos colegiados, departamentos e/ou coordenações acadêmicas. As equipes, unidas, trabalham para atender da melhor forma às demandas do atual processo de migração para o SIGAA.

Diante dos desafios dessa migração em andamento, é importante destacar os esforços das equipes envolvidas para o atendimento dos problemas apresentados no processo de inscrição semestral 2025.2. Ao mesmo tempo, foi constituída uma comissão de acompanhamento do SIGAA, coordenada pela Administração Central, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas (Proae), em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a representação estudantil no Conselho Universitário (Consuni) e Conselho Acadêmico de Ensino (CAE), com o objetivo de ouvir os discentes e acompanhar o processo de transição.

Como em toda mudança de sistema, são imponderáveis as dificuldades técnicas, de cultura organizacional e de outras ordens, porém é preciso lembrar que a adoção do SIGAA visa ao uso de ferramentas mais simples, confiáveis e eficazes, resultando na melhoria de acompanhamento, autonomia e tomada de decisões pelos gestores. Durante a implantação desse novo sistema, continua sendo imprescindível o envolvimento da comunidade acadêmica para aprendizado dos procedimentos, e paciência/compreensão com a alteração das rotinas nesse período de transição. A UFBA reafirma seu compromisso com a qualidade acadêmica e com a proteção aos estudantes. 

Salvador, 02 de outubro de 2025
Universidade Federal da Bahia