Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA comemora Mês do Servidor e da Servidora com foco na Saúde

UFBA comemora Mês do Servidor e da Servidora com foco na Saúde

.

Com uma programação que se estenderá durante todo o mês de outubro, e com foco no tema “Saúde Integral, Carreira e Futuro”, a Universidade Federal da Bahia comemora o Mês do Servidor e da Servidora, homenageando seus/suas trabalhadores/as pelo Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

A abertura da programação aconteceu no dia 8, no auditório da Facom, no campus de Ondina, com uma palestra do professor da Escola de Administração da UFBA, Leandro Andrade, sobre “Inteligência Artificial e sua Relação com o Trabalho na Universidade”.

Em sua apresentação, o professor conceituou o tema e abordou os fatores que podem ser aproveitados para o uso dessa tecnologia na Universidade, mas também refletiu sobre seus riscos, desafios e limitações, além da importância de se fazer sempre um uso ético e responsável da IA. “Para isso — disse — é preciso ter letramento, o conhecimento dessa ferramenta, para entendermos até onde podemos ir e onde devemos ter atenção. Essa solução não comporta resultados para determinados tipos de tarefas”, alertou.

Presidindo a mesa de abertura, o reitor Paulo Miguez abordou, entre outros assuntos, o tema central do mês de comemorações: saúde integral, carreira e futuro. Ele ressaltou que é grande o número de professores, técnicos e estudantes da UFBA em situação de adoecimento, daí a preocupação da Universidade em acompanhar de perto esses casos, buscando mitigar suas consequências, seja através de ações pontuais, como as realizadas durante este mês comemorativo, seja também, e principalmente, pelo trabalho dos setores da UFBA diretamente envolvidos nessa questão.

O reitor aproveitou para falar também sobre a implantação do SIGAA na Graduação, afirmando ser impossível implantar um sistema com a universidade em funcionamento sem que isso traga problemas. “Mas é preciso, num momento como este, um pouco de generosidade e paciência”, sugeriu Miguez, reiterando que nenhum aluno será prejudicado e que a UFBA não deixará de cumprir sua missão de avançar na melhoria das condições de trabalho.

Presentes à solenidade, a diretora da APUB, Raquel Nery, e o diretor da ASSUFBA, Renato Jorge, aproveitaram para convocar os presentes a se mobilizarem contra a aprovação da Reforma Administrativa, em tramitação no Congresso Nacional, que, segundo eles, é nociva aos interesses da nação e dos brasileiros.

Já o pró-reitor de Desenvolvimento de Pessoas, Jeilson Barreto, reiterou o convite para que todos prestigiem as atividades do Mês do Servidor, assistindo a palestras e seminários, participando dos encontros e das atividades culturais, esportivas e de saúde.

A programação completa pode ser acessada em prodep.ufba.br.